3ª Etapa – Estilo INC
Estilo INC nada mais é que o estilo industrial, que surgiu nos anos 50 nas antigas fabricas de Nova Iorque e que deram lugar a apartamentos e lofts.
Aquele aspecto de chão de fábrica ganha outro nível. Alguns elementos são mantidos ou até mesmo criados para resgatar esse aspecto mais cru. Pisos e paredes de cimento queimado, alvenaria exposta e madeira de demolição dão um aspecto despojado que, ao contrário do senso comum, envolve muito planejamento. Muito comum a esse estilo, a tubulação elétrica externa, por exemplo, deve ser pensada ainda na fase do projeto.
Há bastante cuidado para que esse estilo não pareça largado. A ideia do INC é de reproduzir intencionalmente o ambiente de uma indústria, lembrar o espaço informal de um galpão, e não necessariamente denotar que não há revestimento ou qualquer tipo de acabamento.
O estilo industrial sempre se manteve como tendência, mas é atualizado nos detalhes: paredes lousa, resgate de embalagens vintage, bikes como meio de transporte + objeto de decoração e toda aquela estética hipster que a gente secretamente adora vem com tudo nesses ambientes.
As cores do INC são sóbrias, mas explodem em tons e objetos específicos. Os materiais são mais crus e privilegiam tijolos expostos e cimento, mas ainda abrem espaço para revestimentos mais formais, como aqueles azulejos retangulares parecidos com os do metrô de Londres, por exemplo.
Para aquecer o ambiente, é sempre bom investir em tecidos confortáveis, seja no sofá, mantas, colchas e/ou tapetes. A iluminação também pode deixar esse aspecto de fábrica mais acolhedor, principalmente com acabamentos como cobre, outra tendência para sair da mesmice do prata/dourado.
Colaboradora: Arquiteta de Interiores Rachel Astorri